
Portfólio
Mariana Lopes
QUEM SOU?

Curiosa, determinada e animada. Danço e escrevo para me expressar.
Esta sou eu!
Mariana Lopes, nascida e criada na terra da maçã, Moimenta da Beira, distrito de Viseu!
Tenho 21 anos e um mundo inteiro para ainda descobrir. Atualmente, estudo na NOVA FCSH e realizo o mestrado em jornalismo.
Nunca dou nada por vencido, trabalho para conquistar o que desejo. O jornalismo tornou-se para mim uma paixão e uma profissão que desejo alcançar.
Experiência
LICENCIATURA
Ciências da Comunicação - Especialização em Jornalismo e Informação
Universidade do Minho
Ingressei no curso de Ciências da Comunicação em 2022. Quando entrei, já tinha ideia da área que gostava de seguir, mas foi ao longo do tempo que me apercebi que o jornalismo é o que me cativa. Quero dar a conhecer à sociedade o que se passa mundo, quero dar-lhes respostas e mantê-los atualizados.
Este curso forneceu-me recursos a nível de escrita, mas também ao nível do audiovisual. Algo que me permite ter das mais diversificadas capacidades, como ao nível das plataformas da Adobe.

ComUM
Jornal Online dos Alunos de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho
O ComUM foi o meu primeiro contacto com o mundo do jornalismo. Logo no início fiquei apaixonada por esta iniciativa, um jornal de "alunos para alunos". Um projeto académico de cariz jornalístico que pretende acompanhar os estudantes ao longo da sua experiência, assim como informar e a ser a voz da Academia Minhota!
No segundo ano, tive a oportunidade de ser editora da secção de sociedade, um papel com muita responsabilidade. Consegui desenvolver competências para mim mesma e ajudei membros a pôr em prática aquilo que ia aprendendo.
Com o passar do tempo, apercebi-me que desejava crescer dentro do jornal e no fim do segundo ano candidatei-me ao cargo de diretora. Assumi funções e fiquei muito feliz de ver o ComUM crescer. Desenvolvemos novas ideias e novos projetos, assim como dar prioridade à qualidade jornalística e parcerias com outros jornais académicos. Acima de tudo, pretendíamos ser reconhecidos e dar voz àqueles que estão ao nosso lado: os estudantes da Universidade do Minho.






Para ler artigos completos, visite o meu perfil no site do ComUM:
Marta Rodrigues, Ex-diretora ComUM (2023/24)
"A Mariana é um exemplo de empenho e dedicação. No ComUM, primeiro como redatora e, mais tarde, como editora de Sociedade, foi uma peça fundamental para o bom funcionamento do jornal, procurando sempre fazer mais e melhor. Foi esforçada e responsável. Foram essas competências que fizeram dela a pessoa ideal para assumir a direção, cargo que desempenhou com excelência."
Projetos Multimédia
Documentário realizado para a Unidade Curricular Atelier de Audiovisual II - 2023/24
Participação como elenco no videoclipe "Canção sem Título" realizado por Maria Teixeira - 2024

Voluntariado
Erasmus Student Network Minho
A ESN Minho foi uma grande surpresa para mim. Já estava familiarizada com os programas de mobilidade, mas afinal não conhecia nem metade do mundo da 'geração Erasmus'. E que gosto foi conhecê-la melhor. A ESN Minho tornou-se casa desde o primeiro dia, um conjunto de pessoas voluntárias com vontade de ajudar os outros. Foi na ESN que desenvolvi muitas competências e que aprendi e continuo a aprender sobre o mundo. Faço parte desta associação desde fevereiro de 2023. No ano letivo, 2024/25, fui vice-presidente da associação e estou orgulhosa e feliz de pertencer a uma família tão bonita.




Colaboradora AAUMinho
Acolhimento Novos Alunos 2023/24
No ano letivo 2023/24, fui voluntária e colaborada da Associação Académica da Universidade do Minho no acolhimento aos novos alunos. Foi uma experiência interessante e divertida. Consegui conhecer novas pessoas e dar-lhes a conhecer os espaços e tradições da grande academia minhota.
Fotografia


Fotografias tiradas por mim
Projetos Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira (Viseu)
Projetos Erasmus +




Parlamento dos Jovens
Presidente da mesa da sessão distrital

Programa 'Euroscola' Júnior Repórter

Extracurricular
Dança:
o meu porto seguro
Há pessoas que meditam para se abstrair dos problemas do dia a dia, eu danço! Bailarina desde os quatro anos de idade, sinto em cada parte do meu corpo algo que dança. Para além de alegria, a dança trouxe-me paz, trouxe-me desafios e deu-me amigos que, até hoje, considero família, deu-me o meu lugar. Foi a dança que me mostrou a beleza dos palcos, o caótico de um balneário, o suor de um ensaio, que me deu nódoas negras, que me trouxe quedas que só me ensinaram a levantar sempre, que me deu a felicidade de quando se abre a cortina e o orgulho de quando a mesma se fecha. Foi com ela que cresci, que criei uma equipa, que vivi de coração cheio. Quando se apagam as luzes, não penso em nada, a música toca e o corpo mexe.
-
Formada pela Royal Academy of London e pela International Dance Teacher Association;
-
Bailarina de Competição: 2018 -2022




































